segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Boto-cinza




O boto-cinza é um dos menores cetáceos existentes. Seu tamanho máximo não ultrapassa os dois metros e meio de comprimento. A coloração varia de acordo com o habitat, mas em geral o dorso é escuro, indo desde a cor grafite, passando pelo amarronzado até o cinza claro. O ventre é mais claro, podendo ser branco ou rosado. Esses animais vivem aproximadamente até os 30 anos de idade e se tornam adultos a partir dos 6 anos. A fêmea tem somente um filhote a cada 3 anos. O filhote desmama em média com 1 ano de idade e se torna auto suficiente a partir dos 2 anos.
Os golfinhos da espécie Sotalia guianensis vivem em grupos que variam de poucos indivíduos (5-15), podendo chegar a mais de 50 animais. Entretanto, para a baía de Sepetiba e Paraty, já foi possível observar grandes grupos chamados “agregações” que passavam de 250 animais. Os botos provavelmente se agregam para alimentar de grandes cardumes de peixes. Os grupos coesos que esses animais formam sugerem uma forte ligação social entre os indivíduos, principalmente entre fêmeas e filhotes.
A dieta desses golfinhos é constituída de uma grande variedade de peixes, principalmente aqueles que formam cardumes, mas lulas e crustáceos também formam o cardápio desses animais. No ambiente aquático em que vive o boto-cinza a ecolocação é importante, pois, permite que os animais se desloquem, localizem objetos e pesquem com eficiência.

http://www.projetobotocinza.com.br/biologiaeecologia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário